quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Não Curti!

Caros Leitores Interativos, depois de curtos e corridos dias de um universitário, pauso para desenvolver mais um registro para meu estimado blog, hoje larguei os livros, a internet e estou analisando um fenômeno que não me é estranho, a febre das Redes Sociais. Há sete anos surgia o ORKUT e lembro-me das horas que passei na lan house me sentindo o mais popular da rede, o tempo passou e outras prioridades vieram e hoje confesso que pouco me importo com minha conta no site, entretanto a bola da vez agora é o Facebook. Isso não teria a menor importância para mim se não estivesse sendo agastado com toda essa repercussão e alvoroço dos seus usuários, no meu e-mail, em sites de compra, pelos amigos e conhecidos tenho vários convites para aderir à nova mania, se fosse só isso não teria tanta representatividade, mas a questão é o senso de obrigatoriedade que alguns usuários têm de que todos nós temos que ter uma conta no Facebook, e que quem não tiver é desatualizado, atrasado, ultrapassado, desantenado, eu não estou censurando as pessoas que têm Facebook ou qualquer outro perfil em redes sociais, afinal, as pessoas fazem da sua vida o que bem entendem – desde que não firam a lei -, mas sim, a posição de algumas pessoas que acham que não ter um Facebook é anormal.
Tudo bem que eu sou um pouco estranho, mas as caras de espanto que acompanham a minha resposta negativa quando me perguntam se tenho “face” – como é conhecido entre seus usuários, é de esganar um, brinquei! – para sorte dos meus conhecidos.
E o filme se repete. O Orkut serviu de experiência, tive a oportunidade de visitar a plataforma do Facebook pelo perfil de um amigo e não me surpreendi, disse “O Orkut galanteou o Twitter e eles tiveram um filho chamado Facebook” é realmente incrível o quanto pessoas levam aquilo a sério, a quem diga que é divertido, que é informativo, que é interativo e até instrutivo, mas eu sou adepto da teoria que diz que serve para conversar com amigos distantes, pois qualquer outro tipo de relacionamento é dar um tiro no escuro, você não “sabe” quem está do outro lado, mas há quem goste até de se relacionar com ostomia cirúrgica¹, o Facebook é moleza.
O interessante é que como o Orkut foi substituído pelo Facebook virá outro que assim sucessivamente substituirão uns aos outros até o infinito, e num país onde os jovens precisam de educação, esporte e oportunidades... Nós tenhamos que ver diversos deles curtindo tamanha futilidade, leviandade, eu não fujo muito desse conceito, não sou o influenciável, mas tento minimizar o máximo, até porque quem são os amigos que se formam com esses sites? Salvo exceções, são pessoas que na rua não te olham, fingem nem te conhecer, além das que só estão buscando seus próprios interesses de uma maneira bem mais ampla e rica, comenta abaixo quem nunca teve uma experiência assim.
Nessa mesma oportunidade vi no Facebook as mesmas coisas: “Estou almoçando”, “Indo para o banho”, “Saindo do banho”, vi relatórios de férias com dia, horário e lugar, ainda há quem se orgulhe e vanglorie por ter 1.500 amigos virtuais o que contrasta com o pensamento atual de que cada um quer a sua privacidade, seu próprio notebook, sua individualidade, cada vez mais se distanciado dos laços de valores que não se aprende se não errar, preferem cultivar a banalidade.
"Um olhar diferente muda um conceito de cabeça para baixo"²

No entanto, o Facebook pode ser tudo o que você quiser, depende de como você usar, mas ainda insisto antes de abrir a página na internet, tenta abrir a página de livro, de mente aberta você vai se divertir muito mais, deixa as redes sociais com 30 min. do final de semana. Não tenho Facebook, não estou desatualizado sobre o que acontece no meu país e no mundo, mas não por ser usuário do Orkut, inclusive divulguei esse post por ele e você até pode estar lendo devido a isso, mas por ler revista, jornal, livro, buscar me informar. É isso, as redes sociais não merecem toda essa atenção não servem para isso. No entanto, embora tudo conspire a favor da minha contradição, desculpem-me se pareci intolerante, mas, não curti!


Amorim Anderson – Não Curti! 
     ¹É uma abertura criada cirurgicamente na qual uma parte do trato urinário ou digestivo é trazida à superfície abdominal, onde uma víscera se  comunica com o meio externo para dejetos serem expelidos.
²Frase de Glória Kalil.
Rio Largo - AL
Dezembro|2011


15 comentários:

  1. Belo texto, meu brother!
    E até ler o último parágrafo, já estava pronto pra discordar em parte, isto é, dizer o que foi dito no mesmo.
    As redes sociais, como outras ferramentas on-line, precisam ser usadas com sabedoria. Comparo a uma faca, que pode ser usada tanto para esculpir uma bonita obra na madeira, quanto para assassinar uma pessoa.
    O Facebook é um 'vento' muito forte! Se for jogada uma notícia com suas devidas marcações, instantaneamente os destinatários serão notificados!
    Com isso vc pode ter uma informação rápida, localização de uma pessoa (via celular), mobilização de protesto (recordo-me do protesto contra o aumento do combustível, que obteve resultados) etc.
    Uso-o, principalmente, para expor minha ideias! Política está no topo da lista! Mas divulgo notícias, novas tecnologias, que muito me interessa, e consigo fazer amigos na área de aviação civil, obtendo, com isso, informações de bons aeroclubes, preços, experiências e mercado de trabalho em todo o país!!! E ainda sobra espaço para a diversão: compartilhar fotos e vídeos, bater papo etc.
    É isso! A ferramenta está aí, quem souber usá-la com responsabilidade e criatividade, muito estará contribuindo para uma desmistificação das redes sociais não passarem da "face" do "book", de locais onde só têm "vou ao banheiro; estou comendo um chocolate". Mas ainda mais vale abrir o "book" do que ficar apenas no "facebook".
    Ow, Anderson, vc tem face? NÃO!? =O kkkk Abraço!

    ResponderExcluir
  2. “O Orkut galanteou o Twitter e eles tiveram um filho chamado Facebook”,
    Se o facebook e o orkut nasceu no ano de 2004, como porra o orkut " galanteou" o twitter ???
    isso tah com um cherinho de gaia !!! kkkkkkk
    #D.N.A

    ResponderExcluir
  3. Embora eu também possa ser chamado de mais um seguidor do facebook, não posso deixar de concordar com o texto acima exposto e, acrescento, feito com maestria por seu criador. Acredito que o fato de se estar logado em quaisquer que sejam os sites da web, não deveria e não poderia jamais afastar o público dos jornais, revistas e principalmente daquela conversa "tete a tete "que por nada que eu conheça, pode ser substituída.
    A internet é só mais um instrumento a ser utilizado pelas pessoas e é hora de rever a totalidade de seus conceitos quando as pessoas passam a ser instrumentos utilizados pela internet.
    Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  4. Não Andreão! Eu não tenho Facebook! Kkkkkkk¹2 brincadeira!! Você falou exatamente a mensagem que propus aos leitores, temos a decisão em nossas mãos, é aquela velha história do livre-arbítrio, porém é descalcificante, kkkkk¹² É como se embriagar de bobagem chegar a passar horas no “face” curtindo – sinceramente – algumas idiotices que presenciei, acho muito válidas suas observações, porém, prefiro ficar aqui “marginalizado”, “fora da rede”... kkkkkkk¹² É uma posição que pode até ser vista como conservadora, radical, etc. É pode sim! Kkkk¹² Obrigado pelo Carinho de sempre, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Meu Amigo Joeliton(anônimo), use a imaginação!! kkkkk¹2 Existem vários suspeitos, FOTOLOG, Linked in, myspace... kkkkk¹² Obrigado! E volte sempre que desejar, se cuida!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Alexandre! As pessoas perderam o gosto pelo o olho no olho, pelo o abraço, o aperto de mão, o som do sorriso o que faz todo sentido quando se trata de conhecer pessoas, rede social alguma – como você mesmo disse – substituirá essa sensação! É impossível fazer 1.500 amigos e nenhum inimigo? Obrigado pelos elogios e fique a vontade para passear pelos meus textos... Um grande abraço, Deus nos abençoe! Meu irmão que escolhi!

    ResponderExcluir
  7. Oi Anderson! Amei seu texto, sou adepta do face kkkkkk, mas o utilizo apenas para manter contato com amigos e parentes que estão distantes e que enxergam a internet como o veículo mais fácil e barato de comunicação. Não tenho nada contra as redes sociais, assim como você, o grande problema é quem faz a rede social um ambiente de pura futilidade e "besterol", fato que vem atrelado ao fanatismo de muitos jovens pelo "novo", pelo que vem de fora, pelo modelo americano de viver, isso é preocupante. Há muito tempo venho travando várias mesas redondas comigo mesma sobre essa obsessão por músicos, filmes e livros internacionais, vejo que os jovens brasileiros estão perdendo a identidade, não sabem como lidar com a tão consolidada globalização e daí não valorizam nossos músicos, escritores e cineastas. É por isso que fico feliz com seus textos, pois vejo em você um rapaz que se diferencia de todos os demais jovens que conheço, pela inteligência e principalmente pela educação que você recebeu, e essas qualidades são percebidas pelo discernimento que você faz entre o bom e o ruim. Parabéns!!!!!!!!!!!!! Bjão

    ResponderExcluir
  8. Nossa! O que falar depois de um comentário como esse? Não consigo ser imparcial a ponto de não começar pelo elogio, confesso que me emocionei, além do fato de ser reconhecido de maneira positiva pelo meu trabalho, ouvir essas palavras de uma pessoa tão importante e que sabe de sua contribuição em minha vida, sua influência, conselhos e broncas. Vou me censurar e te ligar mais tarde.
    Esse maldito fanatismo! Eu preciso repetir MALDITO FANATISMO! Tem arruinado com tudo, o esporte, a religião, a escola, a música, o cinema... e a sociedade. Alienador ele torna as pessoas em zumbis, tenho um medo disso e fico me policiando também. Eu quando escrevi o texto confesso que estava me dirigindo principalmente aos jovens, que absorvem tudo com muita facilidade, e isso é natural, porém eu sempre procurei filtrar e buscar meus próprios gostos, eu tenho um avesso danado a este “modo de vida americano”, quem me conhece sabe o quanto sou regional. Kkkkk...! Saber domar este efeito - a globalização – fica ainda mais difícil quando a nossa mídia faz todos os dias propaganda “dos de fora” exaltando o internacional e confundindo a nossa cabeça, daí fica difícil não resistir ao apelo.
    Mas sabe que eu fico feliz por ser do jeito que sou e ainda encontrar pessoas que quando não compartilham da minha ideia me respeitam. E fica a deixa, talvez meu próximo texto seja sobre cinema brasileiro.
    Muitíssimo obrigado por tudo! Saudade!

    ResponderExcluir
  9. Você sabe que mora no meu coração, meu pupilo kkkkkk. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Rique, meu caro amigo...
    A priori, preciso te parabenizar por saber expor tão bem as suas ideias (é que vc é meu amigo, por isso, kkkk)e por deixar margem para que nós meros mortais, discordemos. Entretanto, preciso salientar que todas as redes sociais têm seu lado bom e seu lado mau, tanto quanto a "vida real". Olhe só: o blog é uma rede social e vc a utiliza para externar aquilo o que vc pensa, certo? Mas, nem por isso deixa de existir pessoas que apenas o usam para postar fotos e dizer "como o dia foi cansativo e blá blá blá", idem ao Face ou Orkut! Eu acredito que as redes sociais são apenas extensão de nós mesmos. Há quem só sabe falar bobagens, há quem faça belos textos, tanto quanto vc, e há quem se interesse por um ou pelo outro, ou mesmo pelos dois. Ou seja, vc encontra tanto mulher-fruta, quanto José Serra kkkk

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, quem é você anônimo? kkkk...
    Embora que eu só tenho uma dúzia de amigos (as) que me chamam de "Rique" eu não consegui descobrir.
    É fato, a grande questão é como as pessoas se comportam diante dessas ferramentas, antes de fazer esse blog eu conversei com uma amiga que inclusive hoje revisa meus textos à questão da exposição, não queria me expor de maneira exagerada, daí partimos do princípio de como escrever os textos, que temas abordar, como se posicionar, sobre o quê nunca falar, existiu todo um cuidado para essa que era uma "extensão" não se sobrepusesse a mim, e eu acredito que é com isso que as pessoas não se preocupam. No entanto muito obrigado pela participação! Obrigado pelos elogios e espero que se identifique depois, kkkkk... Volte sempre!
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Larissa Barreto... Eu esqueci de colocar meu nome(retardada!)kkkkk... Os elogios são sinceros... Quando eu crescer quero escrever igual a vc! bjus

    ResponderExcluir
  13. Lari!! Confesso que lembrei e suspeitei de você, mas não podia arriscar kkkk... Estou mais feliz agora, você leu e gostou isso me estimula, embora eu ainda precise melhorar muito! E quanto ao anonimato, segue o blog daí nas próximas ficará mais fácil. kkkkk.... Beijão, saudade!

    ResponderExcluir
  14. Meu querido, passei p desejar-lhe ótimas festas. Vou te ligar sim, mas quis te visitar aqui, meu caçulinha! Obrigada pela ligação, estou bem agora. Um grande beijo no seu doce coração.

    ResponderExcluir
  15. Oh maninha, eu fico muito feliz por você estar melhor, graças a Deus! Sabe que esse blog é um "lugar" especial para mim e quando você passa por aqui sinto como visitasse a minha casa. Engraçado isso, néh?.kkkkkk...
    BeijãoO, lembranças a todos e estou com muita saudade

    ResponderExcluir